segunda-feira, 28 de março de 2016

A Companhia

Foto: A Exceção e a Regra, 2005

A  COMPANHIA
  
Em 1995 o Professor Dr. Hugo Daniel Mengarelli, a pedido da Universidade Federal do Paraná, organizou e criou a Cia de TeatroPalavrAção. Um grupo artístico focado na pesquisa e divulgação das Artes Cênicas dentro da UFPR. A partir daquele momento, o grupo passou a ter o privilégio de trilhar um caminho que já dura 20 anos.
Nesse período (1995-2014) a Cia PalavrAção, participou de vários eventos, festivais, leituras, parcerias e produziu rico repertório de peças de teatro. A partir da criação do grupo os cursos de Formação de Ator, depois, Produção Cênica, se solidificaram dentro da instituição e também criou-se o TEUNI – Teatro Experimental Universitário, que tem sido a base (casa) da maior parte das produções do grupo.
A Cia PalavrAção, sempre teve um giro grande de participantes, que pesquisaram, sonharam, produziram e se formaram como artistas e plateia. A Cia tem essa característica de trampolim, de uma alavanca que propõe aos artistas o esforço pela qualidade de pesquisa do trabalho do ator e sua exposição ao público.
A direção geral da companhia é de Alaor de Carvalho, professor da UFPR Litoral no DEARTES, ator pesquisador integrante há 20 anos que assumiu a função com a aposentaria de Hugo Mengarelli.
A exposição “MOSTRA 20 Anos”, que circula em exposição, também será aos poucos postadas no blog, mostra um pouco de toda essa trajetória! Um instrumento de lembrança e reflexão sobre o Teatro feito dentro da Universidade Federal do Paraná. Com pesquisa e organização do material da Mostra 20 Anos do Diretor Artístico Gessé Malmann e Produção dos Espaços de Ruthnéia Rodrigues e Sergius Ramos