quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

PROCESSO SELETIVO 2018 - RESIDÊNCIA ARTÍSTICA PALAVRAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA
COORDENADORIA DE CULTURA
PALAVRAÇÃO CIA DE TEATRO
Edital do Processo Seletivo 2018 PalavrAção Cia de Teatro da UFPR 

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

A Universidade Federal do Paraná, por meio da Pró- Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e da Coordenadoria de Cultura (COC), tornam público o presente Edital, contendo normas e requisitos que regem o processo seletivo para novos integrantes do grupo artístico “PalavrAção Cia de Teatro da UFPR”, que será realizado de 03 a 27 de abril de 2018, no Prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade, 50, terceiro andar, bloco da rua XV de Novembro, sede do grupo artístico no município de Curitiba-PR.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1. A PalavrAção Cia de Teatro da UFPR é um grupo artístico vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura com seu regimento aprovado pela RESOLUÇÃO Nº 12/13-COPLAD criada em 1995 e tem por finalidades:
I- Promover o ensino e aprimoramento técnico e artístico de seus integrantes; II- Desenvolver pesquisas de autores para peças teatrais;
III- Divulgar a linguagem teatral através da promoção de espetáculos, formação de atores e plateia;
IV- Oferecer um espaço para pesquisa e extensão na UFPR, relacionadas às técnicas de teatro e aos impactos sociais e culturais que suas atividades representam;
V- Articular-se com as unidades acadêmicas da UFPR, de forma a contribuir com a política cultural da Universidade;
VI- Propor projetos que tenham como objetivo maior inclusão cultural e o escopo de oportunizar a participação de crianças e jovens, estudantes de escolas públicas em suas atividades artísticas culturais.

2. DO OBJETO
1. Constitui objeto deste Edital as normas, requisitos e metodologia do Processo Seletivo 2018 de novos integrantes artistas para a Cia de Teatro PalavrAção da UFPR.

3. DAS ESPECIFICAÇÕES
1. Da metodologia de seleção - O processo seletivo será desenvolvido de acordo com o planejamento anual de atividades para 2018 da Cia de Teatro PalavrAção da UFPR: Residência Artística.
2. Da duração e Carga horária – Os encontros acontecem anualmente de fevereiro a dezembro. As atividades artísticas, de ensino, pesquisa e extensão, são previamente discutidas e organizadas no coletivo, e realizadas no período noturno, de segunda à quinta das 19h00 às 22h30 com flexibilização para ensaios extras quando necessário, ou durante temporada de apresentações em finais de semana previamente discutidos coletivamente.
                                                                 
4. DAS VAGAS:
1. Serão ofertadas no mínimo 05 e máximo 10 vagas, números a serem definidos pela banca avaliadora no processo seletivo, podendo ser preenchidas ou não, segundo critérios pré-estabelecidos pela banca.
2. As vagas poderão ser preenchidas por estudantes regularmente matriculados na UFPR, professores, servidores técnico administrativos e demais pessoas da comunidade externa interessadas na pesquisa de teatro.
3. Só poderão participar do processo seletivo candidatos a partir de 18 anos e que comprovem experiência artística com o teatro.

5. DAS FUNÇÕES:
1. As funções são destinadas a amadores e/ou a profissionais da área teatral.
2. As vagas para a função de elenco serão destinadas aos selecionados que apresentarem maior aproximação com a condição de atores (é necessária a experiência anterior de palco).
3. As demais funções da Companhia são distribuídas em consonância com o coletivo sendo elas: Diretor Artístico, Assistência de Direção, Direção de Produção, Assistência de Produção, Sonoplasta, Figurinista, Cenógrafo(a), Maquiador(a), Iluminador(a) e Contrarregras. Todos os integrantes da PalavrAção  Cia de Teatro da UFPR passam pela pesquisa do trabalho de ator independente da outra função técnica que o candidato se propõe a exercer.

6. DAS INSCRIÇÕES:
1. As inscrições ocorrerão do dia 01 a 23 de março 2018, encerrando seu recebimento às 22h.
2. As inscrições deverão ser solicitadas e realizadas unicamente através do email palavracao@ufpr.br.
3. Todos os inscritos receberão via email o cronograma geral do processo seletivo e a ficha de inscrição, assim como as listas de resultados eliminatórios em cada etapa do processo seletivo.

7. DA SELEÇÃO:
1. A seleção ocorrerá da seguinte forma:
a) Divulgação - 05/02/2018 à 01/03/2018: no site da PROEC, páginas e redes sociais da companhia e demais veículos de comunicação interno e externo à universidade.
b) Período de inscrições – 01 à 23/03/2018: via email palavracao@ufpr.br, incluindo a Ficha de Inscrição devidamente preenchida e anexado o currículo artístico. Ao enviar o email o candidato “assina eletronicamente” sua concordância com os termos desse Processo Seletivo. Não será de responsabilidade da PalavrAção Cia de Teatro os eventuais problemas técnicos, decorrentes de qualquer implicante com o sistema de envio de e-mails.
c) Primeira etapa eliminatória - 20/03 à 30/03/2018: Entrevista com a banca avaliadora com cronograma previamente agendado de dia e horário com cada candidato pré-selecionado a partir da avaliação de Ficha de Inscrição e Currículo. Serão selecionados até 20 candidatos para entrevista, caso seja necessário a banca avaliadora poderá chamar outros candidatos para substituição de possíveis eliminações desta fase.
d)Segunda etapa eliminatória – 03 a 27/04/2018: Residência Artística - vivência dos candidatos pré-selecionados das etapas anteriores com os atuais integrantes. A Residência Artística será realizada de segunda a sexta das 19h às 22h30 e o candidato deverá participar de todo o processo, serão toleradas apenas 2 faltas justificadas e analisadas anteriormente. Os atrasos não serão permitidos, uma vez que todos deverão estar na sala de ensaio e preparados para as atividades pontualmente às 19h30 (19h chegada, troca de roupa, lanche e interação) A Residência Artística será certificada como Curso de Extensão com carga horária de 75 horas para todos que cumprirem integralmente a carga horária proposta.
e) Resultado final dos aprovados do processo seletivo:  30/04/2018.

8. DOS APROVADOS:
1. O resultado será divulgado no site da PROEC e através da página da Cia PalavrAção e demais redes sociais do grupo, também via e-mail dos candidatos no dia 30/04/2018.
2. Os aprovados(as), serão convocados para início de suas atividades junto a companhia no dia 02/05/2018 de acordo com o cronograma anual do grupo aprovado para este ano.
3. O candidato(a) que não confirmar sua presença na data específica estará automaticamente desclassificado.

09. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
1. Os casos omissos e situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela banca avaliadora.
2. A equipe organizadora do processo seletivo 2018 e a banca avaliadora reservam-se o direito de transferir e cancelar a programação do evento, considerando-se o elevado interesse público, fatos da natureza, situações físicas e técnicas supervenientes.
3. A qualquer tempo, o presente Edital poderá ser revogado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, ou por motivo de interesse público ou exigência legal, em decisão fundamentada, sem que isso implique direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza.
4. A inscrição dos interessados implicará na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
5. Além das funções aqui anunciadas, ao dirigente geral da Cia de Teatro PalavrAção, guarda-se o direito de convidar tantos profissionais quanto julgar conveniente para compor a grade de sua programação de atividades artísticas e equipe de trabalho.
6. A Cia de Teatro PalavrAção, na condição de única titular dos direitos de imagem e voz sobre o material produzido no cronograma de atividades 2018, poderá dispor dele livremente para qualquer modalidade de utilização que tenha por finalidade divulgar sem fins lucrativos os trabalhos artísticos da companhia, os projetos/eventos/programas de extensão universitária, tais como apresentações, ensaios, aulas, palestras, exposições, debates, mostras artísticas, montagens de espetáculos, material impresso, CD, DVD, rádio, televisão, bem como sua disseminação via internet, sem limitação de tempo ou número de exibições.
7. Os  interessados que não se encaixam nas exigências desse edital poderão se inscrever em Cursos de Extensão para iniciantes e com prévia experiência que serão desenvolvidos nos períodos diurnos, ministrados por integrantes da companhia(voluntários) e/ou outros profissionais convidados. Detalhes dos cursos serão divulgados durante as inscrições deste Processo Seletivo.
8. Para mais esclarecimentos, os interessados deverão entrar em contato com o atual dirigente da PalavrAção Cia de Teatro da UFPR, Profº Ms. Alaor de Carvalho pelo telefone (41) 99114-5742, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail palavracao@ufpr.br, ou, ainda, pessoalmente na Coordenadoria de Cultura (COC) com a Profª Drª Cláudia Madruga, ou com o Profº Dr. Leandro Franklin Gorsdorf na Pró Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), situada no prédio histórico da UFPR na praça Santos Andrade, 50, 3º andar, bloco da Av. Bufren, Curitiba-Pr.
9. O presente Edital entra em vigor na data de sua divulgação.

Curitiba, 05 de fevereiro de 2018.

ATIVIDADES DE 2017: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO



RELATÓRIO PALAVRAÇÃO 2017 (PROJETO DE EXTENSÃO NÚCLEO CRIATIVO PALAVRAÇÃO) 
Recomendação para aprovação no CAEX - Comitê Assessor de Extensão.

          As propostas foram executadas de forma satisfatória, somando parceiros de diversos setores, como acadêmicos , professores e ex professores da Universidade para palestrar e conduzir atividades de debates e performances. Outros profissionais também contribuíram no decorrer dos encontros e processos. Produzimos diversos ciclos de debates com apresentações artísticas e a participação de acadêmicos e comunidade, como:
- ENCONTRO COM PIRANDELLO E SUA ÉPOCA: apresentação do Grupo Arte da Comédia com palestras do diretor italiano Roberto Innocente, participaram acadêmicos e classe artística de diversos setores da cidade em debates e apontamentos das situações que permeiam o teatro sua contemporaneidade e os assuntos atuais que dialogam com essa linguagem.
- UMA CURTA PASSAGEM COM MÁRIO BORTOLOTTO: releitura do texto-montagem de 2016 com novos atores e direção de Alaor de Carvalho. Convidados para conduzir os debates a Michele Louise Schiocchet – Professora Doutora do Curso de Licenciatura em Artes da UFPR Litoral, Belisa Evangelista – Arquiteta e Urbanista, especialista em Iluminação, Patrimônio Histórico e projetos contemporâneos e Felipe Carneiro – Graduando em Psicologia UFPR. Os apontamentos levantados do comportamento social e o olhar para a urbanidade através da movimentação de cenário e luz, levou os participantes e público presente a discutir possibilidades e apontar meios de associar o estudo do espetáculo com o aprendizado da universidade e o formato desse estudo ser inserido na comunidade.
- LILITH: proposição do acadêmico em Bacharelado de Música da UFPR Nicolas Wolaniuk  e da atriz Sabrina Marques, foi transformada em espetáculo que se apresentou no Festival de inverno da UFPR e na temporada de debates onde estudantes de teatro da rede estadual, acadêmicos de Produção Cênica da UFPR e professores que a partir do espetáculo e sua narrativa levaram para assuntos como a opressão masculina, o estupro, a repressão sexual e o domínio pela força. Ao mesmo tempo ilustraram a instintividade feminina e sua manifestação por meio da sensualidade, igualdade de gênero, feminismo. Num apanhado geral diz sobre as relações de dois indivíduos, colocando o corpo como elemento de desejo, julgado, oprimido, santificado e demonizado. Participou de dois festivais regionais, recebendo o prêmio de 2 melhor espetáculo e Melhor Ator e Melhor Atriz.
- NINGUÉM É NINGUÉM: proposto pela Prof. Dra aposentada da UFPR M. Inês Hamann Peixotto, onde atores integrantes da PalavrAção, cantores do coro da UFPR, acadêmicos e alunos dos cursos de extensão participaram de debates e fizeram uma performance na Avenida XV de Novembro num dia chuvoso e por mais de meia hora estiveram deitados nas mesmas condições de moradores de rua. A ação chamou a atenção para o descaso e invisibilidade social desses indivíduos. Resultaram imagens emocionantes e depoimentos de transeuntes, moradores de rua e participantes, resultando um documentário para 2018.
- A SOCIEDADE DOS RATOS E A ATUALIDADE: apresentações e debates previstos para meados de dezembro.
          Com o "NuCriAção" desenvolvemos diversas atividades com um bolsista extensão do curso Tecnólogo Produção Cênica-TCP; Duas acadêmicas voluntárias dos curso de TCP e  Letras; uma voluntária formada em TCP, um jornalista e quatorze Bolsistas Cultura que participam efetivamente do Projeto. Foram estudos sobre produção de cultura, prática de produção das atividades culturais desenvolvidas em temporadas no TEUNI e na Reitoria, apresentações em festivais de outras cidades como Antonina, Pontal do Paraná (neste o espetáculo Lilith recebeu o prêmio de 2º Melhor Espetáculo, Melhor Ator e Melhor Atriz) e Paranaguá. Os cursos de extensão (Arte Dramática e o Teatro de Comédia-iniciantes e Arte Dramática II-participantes de 2016 e atores com experiência) buscaram a interdisciplinaridade juntando discursos de grandes teóricos com a prática da formação onde participaram pessoas da comunidade e acadêmicos da universidade dos cursos de História, Psicologia e outros.
           A Mostra de Teatro da UFPR aconteceu no TEUNI de 14 a 17 de dezembro de 2017, apresentando os resultados produzidos em 2017, nos dois cursos de extensão: FIM DE FESTA – Curso Arte Dramática II, CASOS PARTICULARES – Curso Arte Dramática e o Teatro de Comédia e SOCIEDADE DOS RATOS, produção da PalavrAção.
          A PalavrAção Cia de Teatro da UFPR realizou intercâmbio com outras companhias para troca de conhecimento e realizou treinamentos e preparação para os novos integrantes aprovados no Processo Seletivo no início do ano com palestras com Hugo Mengarelli, vivências com Alaor de Carvalho e a Banca de Seleção com entrevistas e cenas.
          São 15 integrantes entre os quais 14 Bolsistas Cultura(bolsas no período de 8 meses). A partir desse processo e preparação os atores participaram de duas montagens: Lilith que se originou da performance de mesmo nome apresentado no hall do MusA, na programação da 15ª Semana Nacional de Museus e posteriormente foi transformada em espetáculo que se apresentou no Festival de Inverno da UFPR e fez temporada no TEUNI e Teatro da Reitoria, reunindo para debates alunos dos Cursos de Teatro e Produção de Áudio e Vídeo do Colégio Estadual do Paraná, também alunos do curso de Produção Cênica da UFPR.
A montagem do espetáculo Sociedade dos Ratos em temporada no mês de novembro, buscou pesquisar e debater o comportamento social e a formação acadêmica voltada para as relações de poder e de submissão.
          As produções dos cursos de extensão e da companhia, ao todo 4 espetáculos comporão uma Mostra Especial no Festival de Curitiba em março/abril de 2018 à convite daquela organização, o que demonstra o impacto e a responsabilidade que o Projeto abarca e vem demonstrando em suas realizações. Um acadêmico de Música e integrante da companhia apresentou um resumo do projeto no SIEPE-ENEC, tendo a recomendação daquela banca para a sua continuidade.

ATIVIDADES
Pesquisas, preparação de atores, debates, formação complementar para alunos e comunidade, Montagem e apresentações de espetáculos. Cursos de Extensão em Teatro, Ciclos de Debates,  Rodas de Conversa, Produção de Cenários e Figurinos.

INTERCÂMBIO

Cia de Teatro Apeiron Enigma & Actos (Cia Apeiron Produções) - produção e execução do curso de extensão “Arte Dramática II” para atores com prévio conhecimento e participantes do curso de 2016, aos sábados. Esta Cia é composta por integrantes da PalavrAção e faz a produção dos espaços e dos espetáculos da mesma.

Grupo Arte da Comédia – execução do curso de extensão “Arte Dramática e o Teatro de Comédia” para iniciantes, nas quartas e sextas feira. Contrapartida pelo uso de uma das salas de ensaio em suas montagens por 6 meses. Alguns integrantes também são membros da PalavrAção.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS

Através dos canais digitais de comunicação a PalavrAção difundiu suas atividades em diversos órgãos de comunicação e imprensa da cidade de Curitiba e disseminou suas atividades através das redes sociais.
Facebook: https://www.facebook.com/ciapalavracao/
Instagram: @ciapalavracao

Blog: http://palavracaoufpr.blogspot.com.br/