domingo, 15 de janeiro de 2017

INFORMATIVO PROCESSO SELETIVO PALAVRAÇÃO 2017

 
por Assessoria de Comunicação e Imprensa-ASCIM PalavrAção 

Os interessados em participar do Processo Seletivo para integrarem a Cia de Teatro PalavrAção da UFPR para 2017 devem estar cientes e de acordo com as seguintes indicações:
1 - Período de inscrição: 14 de fevereiro a 03 de março, de terça a sexta, das 19h às 21h.
Local: as inscrições deverão ser realizadas pessoalmente na sede da Cia de Teatro PalavrAção, localizada na Praça Santos Andrade, 50 – Prédio Histórico da UFPR, 3º Andar, bloco da XV de Novembro.
Data dos testes: 14 a 24 de março
2 - Idade a partir de 18 anos (o candidato deve comparecer pessoalmente, preencher e assinar a Ficha de Inscrição)
3 - Ter disponibilidade para os encontros/ensaios de TERÇA a SEXTA das 19h às 22h30 e capacidade física para exercícios de impacto (a pesquisa/montagem para 2017 prevê atividades físicas extenuantes de treinamento de ator e acrobacias)
4 – Inscrições gratuitas abertas para a comunidade em geral, interna e externa à universidade, pois a Cia é pautada em ensino, pesquisa e extensão.
5 - O método de treinamento do ator é a “Razão Orgânica” do Profº Dr. Hugo Mengarelli, criador da Cia em 1995. Importante ter breve leitura do método a partir do livro: ”Ética e Estética no Ator: Uma Questão de Desejo”(indicamos principalmente o Capítulo 7 para breve conhecimento)ou a partir da tese de doutorado disponível no sítio:  (página 115 na tese)  

(http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/ata/pos/ppgac/etica%20e%20estetica%20no%20ator.pdf)

6 - Em breve disponibilizaremos uma apostila com a História da Cia, História do Processo Seletivo e um resumo da Razão Orgânica aos candidatos.
7 - As inscrições são gratuitas e os selecionados não pagam mensalidades.
8 - A Banca de Avaliação selecionará o número de candidatos que achar conveniente ao projeto de Pesquisa e Montagem da PalavrAção para 2017.
9 – Os candidatos que se enquadram nas indicações anteriores:
a)    devem fazer suas inscrições no período indicado, preencher um breve questionário curricular e assinar (Primeira Etapa de Seleção);
b)    os candidatos pré-selecionados na Primeira Etapa serão convocados  para participarem de uma “vivência experimental” do método de trabalho da Cia PalavrAção, a “RAZÃO ORGÂNICA (Segunda Etapa de Seleção)
c)     apresentação de duas cenas: um texto indicado com cena de até 3 (três) minutos e outra cena de livre escolha de no máximo 3 (três) minutos para apresentar à Banca Avaliadora e;
d)    leitura “branca” de um texto escolhido pela Banca durante a entrevista final com o candidato. (Terceira Etapa de Seleção-final)
10 - Os resultados serão publicados nas mídias da Cia e enviados através de email aos inscritos.
Outras informações:
Instagram: @ciapalavracao
E-mail: palavração@ufpr.br

Telefone: 41 3310 2736 (a partir do dia 01 de fevereiro de terça a sexta das 19h00 às 21h)

Os demais Grupos Artísticos da UFPR também estão com Processo Seletivo aberto. Cada grupo definiu datas, horários, pré-requisitos e critérios de avaliação de acordo com as suas especificidades. Por isso, é importante entrar em contato diretamente com o grupo de interesse para conhecer os detalhes do processo seletivo. 
Durante todo o ano, os grupos apresentam espetáculos de teatro, música popular brasileira, coro erudito, música orquestrada e dança moderna. Todas as apresentações são gratuitas. Confira no link mais informações sobre o processo de seleção dos Grupos Artísticos da UFPR!