terça-feira, 27 de setembro de 2016

‘Curta Passagem’ e a artificialidade da sociedade contemporânea Trocando em Miúdos: Espetáculo da Cia Palavração, "Curta Passagem" parte de conceitos do sociólogo polonês Zygmunt Bauman e sua Sociedade Líquida para refletir a artificialidade da sociedade contemporânea.

Por Alejandro Mercado -  27/09/2016  
(Reprodução Original da página: http://www.aescotilha.com.br/teatro/interseccao/curta-passagem-e-a-artificialidade-da-sociedade-contemporanea/)



Não há estado ideal, não há completa felicidade ou harmonia entre os indivíduos. Neste momento, não pensamos a longo prazo, não há um estabelecimento de projetos de longa duração. A sociedade não tem mais força para projetar e alcançar objetivos.
Se anteriormente constatamos que o mundo precisaria ser modificado e que para isso precisaríamos estabelecer interações sociais, criar grupos e engajar pessoas, agora essas condições básicas para sustentação desse pensamento, dessa utopia, desaparecem. Perdemos o caráter reflexivo em relação à sociedade e, consequentemente, a noção de progresso como um bem que deve ser partilhado. Nada interessa mais que a busca pelo prazer individual.
A isso, a esse sujeito pós-moderno resultante, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman atribuiu o nome de sociedade líquida, uma sociedade guiada por uma corrente de incertezas e inseguranças em que nós, sujeitos de sua realidade, não possuímos mais nenhum referencial para construirmos nossa persona, a não ser nós mesmos.
Curta Passagem, trabalho da companhia PalavrAção, é resultado de quatro pocket peças do londrinense Mario Bortolotto, radicado em São Paulo há cerca de 20 anos.
Curta Passagem, trabalho da companhia PalavrAção, é resultado de quatro pocket peças do londrinense Mario Bortolotto, radicado em São Paulo há cerca de 20 anos. Bortolotto tem uma vasta coleção de personagens à margem da sociedade, um teatro muito particular, diferente de muito do que se vê nos palcos, menos pela originalidade e mais pela confluência artística de que resultam seus textos. De Bukowski a Pedro Juan Gutierrez, as influências de seu trabalho também encontram eco no rock and roll e no uísque.
A PalavrAção tem êxito ao trazer o texto de Bortolotto e recheá-los com os conceitos tratados por Bauman. Ainda que resulte em alguns momentos demasiadamente caricatos e muito mastigados, o que diminui o impacto por parecer subestimar o espectador, a peça estabelece um ponto em que consegue dinamizar conceitos e conteúdos vastos e densos de forma popular, digerível, estabelecendo pontes entre uma reflexão sociológica e um espelho que procura refletir a sociedade que o mira a partir de suas relações sociais e com o ambiente em que estão inseridos, a artificialidade dele e a nossa.
Curta Passagem é mais um trabalho do grupo sobre os hábitos do Homem contemporâneo, um ciclo que iniciou em Olhar Bechtiano e seguiu por Rockville3962A Boa Alma e Histórias de Acostamentos. A direção é de Gessé Malmann e segue em cartaz até o dia 09/10, sextas e sábados às 20h30 e domingos às 19h30 no TEUNI. A entrada é gratuita.
SERVIÇO | “Curta Passagem”
Quem: Cia PalavrAção;
Onde: TEUNI – Prédio Histórico da UFPR | Praça Santos Andrade;
Quando: Até dia 09 outubro, exceto dias 01 e 02 , sextas e sábados às 20h30 e domingos às 19h30;
Quanto: Grátis.