domingo, 12 de fevereiro de 2017

MANUAL Processo Seletivo PalavrAção 2017







ALAOR DE CARVALHO                   DIRETOR GERAL PALAVRAÇÃO
MARCELO LEONEL FELCZAK       DIRETOR ARTÍSTICO 2017
SERGIUS RAMOS                           DIRETOR DE PRODUÇÃO
EMAIL: palavracao@ufpr.br

ASCIM PalavrAção – Assessoria de Comunicação e Imprensa
ANA SUPERCHINSKI        ATRIZ E JORNALISTA
SERGIUS RAMOS             ATOR E DIRETOR

EMAIL: ascimpalavracao@ufpr.br





BREVE HISTÓRICO DA CIA
(Ana Superchinski)


                A Companhia de Teatro PalavrAção começou suas atividades em 1995. Fundada pelo Prof. Dr. Hugo Daniel Mengarelli, está sediada no Prédio Histórico da UFPR (Praça Santos Andrade), e seu espaço atual compreende a Sala Hugo Mengarelli, onde é realizado o trabalho de corpo, a Sala Simone Pontes, sala de produção, onde são criados os cenários e objetos de cena, e o TEUNI (Teatro Experimental Universitário), palco inaugurado em 1998, e que desde então tem sido a casa da maior parte das apresentações da Companhia. Atualmente, seu diretor geral é Alaor de Carvalho. Não tem diretor artístico fixo, qualquer integrante que queira pode apresentar uma proposta de montagem a cada ano.
            É importante ressaltar que a Companhia PalavrAção não é um curso de teatro. As atividades que acontecem na Companhia à noite são as atividades de pesquisa de corpo e montagem de espetáculos. O objetivo da PalavrAção é permitir a atores-pesquisadores (profissionais, amadores ou não-atores) a experimentação com o método chamado Razão Orgânica, criado por Mengarelli e descrito no livro de sua autoria “Ética e Estética no Ator – Uma Questão de Desejo”, que, ao estudar o ator como base de sustentação da cena, foca na criação da energia pulsional, e na relação do ator com seu espaço (dentro/fora, fora/dentro), o que potencializa o Dom (disponibilidade e fé), o Andaritmo, a sustentação de energia, os anteparos e ressonadores, e principalmente a ética no trabalho do ator, que leva ao “corpo de trabalho do ator”, que trabalhado pela Razão Orgânica torna-se seu instrumento e partitura. Coerentemente, o A partido no meio de PalavrAção significa o inconsciente, que é de onde vem essa energia.
            Em 21 anos de trajetória, a PalavrAção criou um rico repertório de peças, e se firmou como uma Companhia de pesquisa cênica com estética própria. Dentre os trabalhos de maior destaque, devem ser citados: La Chose Vivant (1996), O Incrível Retorno do Cavaleiro Solitário (1997), Uma Coroa de Orquídeas para uma Fria Pecadora (1998, peça que inaugurou o TEUNI), Agidi – Uma Antígona Brasileira (2001), ArrasTom (2002/2003), Chá das Cinco – Uma Peça para Jardins” (2003/2004), Criânsia (2003/2004), A Exceção e a Regra (2005), Tanguapo (2007), Don Riccardo Terzo (2008), A Casa de Bernarda Alba (2008/2009), Porque o Ogro Vermelho Chorou (2009), La Chose Vivant 2 (2011), Um Olhar Brechtiano (2012), Rockville (2013), 3962 (2014), A Boa Alma (2014), Histórias de Acostamentos (2015, peça que marcou os 20 anos da Companhia), Curta Passagem (2016). E, em 2016, abriu um curso de extensão – PalavrAção Arte Dramática (ArtD) –, para trabalhar a razão orgânica com pessoas que não entraram no teste seletivo ou membros da comunidade com interesse nas artes dramáticas. A mostra de resultados desse curso apresentou duas peças: Mários e Clarices e Antônio meu Santo.





PROCESSO SELETIVO 22 ANOS
 (Alaor de Carvalho)



Todos os anos no mês de fevereiro abrem-se as inscrições para seleção de novos integrantes dos grupos artísticos da UFPR, e a Cia de Teatro PalavrAção, desde sua fundação em 1995 pelo Prof. Hugo Mengarelli, sempre procurou desenvolver uma metodologia própria de avaliar os candidatos inscritos. O primeiro processo seletivo ocorreu em 1996, com apenas 3 vagas para atores masculinos, devido à necessidade de composição do elenco do espetáculo “O Incrível Retorno do Cavaleiro Solitário”, que seria a montagem oficial de 1997. A regra principal era o candidato preparar e apresentar uma cena de 3 a 5 minutos para uma banca avaliadora composta por todos os dirigentes dos grupos artísticos da UFPR, que depois disso fazia perguntas aos candidatos. Esse formato seria reformulado alguns anos depois, quando a banca passou a ser composta pelo diretor geral, o Prof. Hugo Mengarelli, e mais 2 assistentes do próprio grupo, normalmente os dois integrantes mais experientes. O processo ainda era pautado na cena preparada pelos candidatos e logo após uma breve entrevista.
À medida que o grupo foi crescendo, o número de candidatos aumentava, então se tornou necessário já a partir de 2001 uma reformulação no processo seletivo para que houvesse fases de eliminação. A ficha de inscrição passou a incluir um questionário com perguntas a respeito do candidato e sua relação com o teatro. Dessa forma o processo passou a contar com 3 etapas eliminatórias para chegar aos candidatos aprovados: 1) Questionário de intenções, pautado no campo do Desejo, experiência anterior com teatro, convivência em grupo, enfim, um prévio estudo do candidato; 2) Cena preparada pelo candidato de 3 a 5 minutos mais teste de leitura branca de um texto literário proposto pela banca avaliadora; 3) Entrevista final com o diretor geral Prof. Hugo Mengarelli. Esse formato foi repetido por vários anos seguidos até que surgiu uma nova mudança no processo seletivo a partir de 2010, após a conclusão da tese de doutorado do Prof. Hugo Mengarelli, que resultou na publicação do seu livro “Ética e Estética no Ator – Uma questão de Desejo” (2014). A partir daí a Companhia passou a priorizar em seu trabalho a pesquisa desenvolvida nos últimos 10 anos do grupo, que resultou na metodologia de trabalho denominada “Razão Orgânica”, práxis metodológica desenvolvida pelos integrantes da PalavrAção no seu processo criativo. Tornou-se necessário que os candidatos já tivessem uma amostra prévia do que seria esse método de trabalho. Foi acrescentada então mais uma etapa de avaliação dos candidatos, que no ato da inscrição eram convocados para uma vivência prática da Razão Orgânica com alguns integrantes mais antigos, a “Vivência Artística”, antes da cena preparada para a banca avaliadora. É importante destacar que o foco da PalavrAção não é apenas o trabalho de ator, mas sim o ator que desenvolve outras funções no teatro, como cenografia, maquiagem, figurino, iluminação, sonoplastia, procurando aproveitar ao máximo os talentos que cada integrante pode ofertar ao grupo, além do espírito coletivo, fundamental para quem quer se adequar ao propósito da Razão Orgânica.
Em 2017 novamente haverá novidade no processo seletivo. Após o preenchimento do questionário, todos os inscritos serão convocados para uma palestra com o Prof. Dr. Hugo Mengarelli, parte da primeira etapa de seleção. Após essa fase os candidatos serão divididos em grupos para a “Vivência Artística”, agendados em dias e horários específicos. Esta será a segunda etapa eliminatória. A terceira etapa será a apresentação de duas cenas: uma indicada pela banca avaliadora – no ato da inscrição, o candidato receberá um texto, em forma de monólogo, para montar uma cena para a banca, e deverá apresentar também uma cena de livre escolha, ambas com duração de até 3 minutos. Apresentadas as cenas o candidato participará de uma entrevista.




RAZÃO ORGÂNICA
(Marcelo Leonel Felczak) 


O método de treinamento do ator na Cia PalavrAção é a “Razão Orgânica” do Prof. Dr. Hugo Mengarelli. Importante ter breve leitura do método a partir do livro: ”Ética e Estética no Ator: Uma Questão de Desejo”. Segue um resumo, um olhar desse universo:
Quando o Indivíduo era um corpo unificado ao da Mãe, existia um universo completo. Mas eis que surge a ruptura, o nascimento, que faz o Ser buscar o significado, presente na Mãe, depois no Pai, o Outro, mas também incompletos de significado. O Vazio no Ser é essa busca incessante pelo sentido que sempre será incompleto, por não poder retornar ao que se perdeu, a ruptura. Dentro da linguagem, cria-se ficção para tentar interpretar o Vazio que se percorre, igualmente incompleto de sentido.
O ator e o Vazio, que é a pesquisa de Hugo Mengarelli da Cia PalavrAção, estimula o autoconhecimento do Ser dentro do universo criativo, um caminho solitário que o indivíduo percorre pela entrega, vivenciando e experimentando na lona (espaço de trabalho e pesquisa). A única exigência é a entrega ao desconhecido, agir pela emoção, mas sempre em plena razão ao que se vivencia.
Na companhia, essa Busca tem o objetivo de chegar à “energia” utilizando o processo da “razão orgânica”, que é a pesquisa em plena razão à libido (carência radical do objeto, significante orgânico). O processo explora a respiração, sendo elemento primordial de vida e morte, ativando no corpo seus orifícios, e assim uma respiração total, que entra em ressonância com movimentos, o espaço dentro e fora, sustentar o espaço e ser sustentado pelo espaço, tensões musculares, tônus positivo e negativo ao ponto de se chegar à “energia” de trabalho. Esta não é uma energia física, de músculos aquecidos, mas a energia criativa do desejo de estar presente, de cada ator estar sendo coerente consigo mesmo, ético ao trabalho, entregue ao que não tem significado com palavras.




PROCESSO SELETIVO 2017
(Sergius Ramos)


Os interessados em participar do Processo Seletivo para integrarem a Cia de Teatro PalavrAção da UFPR para 2017 devem estar cientes e de acordo com as seguintes indicações:
1 - Período de inscrição: 14 de fevereiro a 03 de março, de terça a sexta, das 19h às 21h.
Local: as inscrições deverão ser realizadas pessoalmente na sede da Cia de Teatro PalavrAção, localizada na Praça Santos Andrade, 50 – Prédio Histórico da UFPR, 3º Andar, bloco da XV de Novembro.
Data dos testes: 14 a 24 de março
2 - Idade a partir de 18 anos (o candidato deve comparecer pessoalmente, preencher e assinar a Ficha de Inscrição)
3 - Ter disponibilidade para os encontros/ensaios de TERÇA a SEXTA das 19h às 22h30 e capacidade física para exercícios de impacto (a pesquisa/montagem para 2017 prevê atividades físicas extenuantes de treinamento de ator e acrobacias). Durante as temporadas as apresentações também serão em finais de semana.
4 – Inscrições gratuitas abertas para a comunidade em geral, interna e externa à universidade, pois a Cia é pautada em ensino, pesquisa e extensão.
5 - As inscrições são gratuitas e os selecionados não pagam mensalidades.
6 - A Banca de Avaliação selecionará o número de candidatos que achar conveniente ao projeto de Pesquisa e Montagem da PalavrAção para 2017.
7 – Os candidatos que se enquadram e concordam com as indicações anteriores terão 3 etapas.

Primeira Etapa de Seleção
a)    Fazer a inscrição no período indicado, preencher todo o questionário curricular e assinar;
b)    participar da palestra sobre a “Razão Orgânica” com Hugo Mengarelli no dia 14 de março às 20h na sede da Cia;
     
Segunda Etapa de Seleção (turmas nos dias 15, 16 e 17 de março das 19h às 22h30)
a)    os candidatos pré-selecionados na Primeira Etapa serão convocados  para participarem de uma “vivência artística” do método “RAZÃO ORGÂNICA”;

Terceira Etapa de Seleção (horário agendado nos dias  22 , 23 ou 24 de março entre 19h e 22h30)
a)   comparecer no mínimo 30 minutos antes de seu horário agendado;
b)   apresentação de duas cenas: um texto indicado pela Banca no ato da inscrição (duração de até 3 minutos) e outra cena de livre escolha (duração de até 3 minutos);
c)   leitura “branca” de um texto escolhido pela Banca.
d)   entrevista final.

8 - Os resultados de cada etapa serão publicados nas mídias da Cia e enviados através de email aos inscritos, que deverão retornar confirmando o recebimento e sua participação na etapa seguinte.
9 – As imagens, áudio e outros materiais publicitários produzidos poderão ser utilizados pela Cia em qualquer tempo para fins de divulgação e registro histórico, sem ônus à mesma.
10 – Ao preencher e assinar a Ficha de Inscrição, o candidato declara que tem conhecimento e concorda com todas as informações referentes ao Processo Seletivo e seu possível ingresso na Cia.
Outras informações:
Instagram: @ciapalavracao
E-mail: palavracao@ufpr.br
Telefone: 41 3310 2736 (terça a sexta das 19h00 às 21h)



CRONOGRAMA RESUMIDO




DATA
DESCRIÇÃO
DIA
HORÁRIO
PRIMEIRA  ETAPA
14/02 a 24/02
Inscrições
Terça a Sexta
19h às 21h
28/02
Feriado – não haverá inscrições
-
-
01/03 a 03/03
Inscrições
Quarta a Sexta
19h às 21h
07 e 08/03
Leitura das Fichas de Inscrição
Terça e Quarta
19h às 22h30
09/03
Divulgação Pré-Selecionados
Quinta Feira
21h
14/03
Divulgação Divisão Turmas para Vivências Artísticas
Terça Feira
19h
SEGUNDA ETAPA
14/03
Palestra Razão Orgânica
Terça Feira
20h
15/03
Turma 1- Vivência Artística
Quarta Feira
19h às 22h30
16/03
Turma 2- Vivência Artística
Quinta Feira
19h às 22h30
17/03
Turma 3- Vivência Artística
Sexta Feira
19h às 22h30
17/03  e/ou 18/03
Divulgação/Convocação Selecionados para Banca
Sexta e/ou Sábado
-
TERCEIRA
 ETAPA
22/03
Apresentação para Banca Avaliadora
Quarta Feira
Agendamento Individual
19h às 22h30
23/03
Apresentação para Banca Avaliadora
Quarta Feira
Agendamento Individual
19h às 22h30
24/03
Apresentação para Banca Avaliadora
Quarta Feira
Agendamento Individual
19h às 22h30
24/03 e/ou 25/03
Divulgação dos Selecionados
Sexta e/ou Sábado
-

28/03
Recepção Novos Integrantes
Terça Feira
19h

Comissão de Seleção

Curitiba, 01 fevereiro de 2017.


Merda!!!

Acesse, curta e compartilhe!
Instagram: @ciapalavracao