quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Fim de Festa


Fim de Festa abre a Mostra de Teatro da UFPR

Estreia hoje (14/12) espetáculo baseado na obra de Charles Bukowski


A Mostra de teatro da UFPR começa hoje (14/12), quinta-feira, com a peça “Fim de Festa”. O texto de Paula Butture e Celso Landolfi é inspirado na obra do escritor estadunidense Charles Bukowski, e retrata as relações de amor, desejo de forma livre, sublime e, na maioria das vezes, superficial. A estreia é hoje. “Fim de Festa” começa às 20h, no TEUNI, localizado no 2º andar do Prédio Histórico da UFPR, centro de Curitiba (PR). A classificação etária é de 16 anos. E contém cena de nudez.

Entre idas e vindas, tudo muda, tudo se cruza de alguma forma. As pessoas se apaixonam, se desapaixonam. Nessas idas e vindas, os olhares se cruzam, as bocas se encontram os corpos se satisfazem e a alma sorri. Mulheres e homens em busca da felicidade, do prazer e do sexo permeiam esse universo de realidades. Esse é o mote do espetáculo montado pelos alunos da turma do Curso de Extensão de Arte Dramática II, oferecido e ministrado pela PalavrAção Companhia de Teatro da UFPR. Sob a direção de Sergius Ramos, professor da turma e diretor artístico da Cia., e com a assistência de direção de Landolfi, o próprio assistente e um dos autores da peça, junto a Douglas Palma, Emanuela Bernardim, Fabiano Hatori, Mônica Ferreira, Nathalia Cavalcante, Sabrina Marques atuam em um cenário de penumbras.

Uma cama, um bar e uma escrivaninha são os espaços cênicos onde os jogos de sedução, de palavras, gestos e intenções se desenrola. A produção é assinada por Maisa Ribeiro, Paula Butture, Sabrina Marques e Robson Colaço.

A iluminação é também de Ramos. “Fim de Festa” será encenada também no dia 16 de dezembro, sábado, às 15h.

A mostra
A segunda edição da mostra é uma realização da Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEC) e da PalavrAção. Serão quatro dias, de 14 a 17 de dezembro, e três peças encenadas no TEUNI, todas as sessões com entrada gratuita. Além de “Fim de Festa”, serão encenados os espetáculos “Casos Particulares”, nos dias 15 e 16, às 20h, e “Sociedade dos Ratos”, no dia 17, às 19h.

 Ao longo dos dias, estarão em exibição os resultados dos trabalhos feitos pela Cia. na preparação e formação de atores. “Fim de Festa” e “Casos Particulares” podem ser vistos como o Trabalho de Conclusão de Curso, o tão temido TCC, das duas turmas dos Cursos de Extensão em Arte Dramática, promovidos pela PalavrAção. E “Sociedade dos Ratos” é a montagem principal do grupo teatral da UFPR, que tem na Razão Orgânica seu embasamento teórico e prático.

 A Razão Orgânica foi descrita e teorizada pelo professor Hugo Mengarelli, durante seus mais de 20 anos à frente da PalavrAção, formando e preparando atores. Ela consiste no processo de apropriação, por parte do ator, das energias corpóreas e do grupo para sua liberdade de criação das personagens.

Serviço: 
Fim de Festa
Dias 14/12, às 20h; 15/12, às 15h
Local: TEUNI – Prédio Histórico – Praça Santos Andrade – Curitiba (PR)
Recomendação etária – 16 anos
Contém cenas de nudez.
Entrada Gratuita 
Chegar com uma hora de antecedência aos espetáculos para retirada de ingresso

Texto: Daniel Faria Patire
Fotos: Philipe Burgues